Quem sou eu

Minha foto
Itapeva, São Paulo, Brazil
Técnico em Eletrotécnica formado pela ETE Dr. Demetrio Azevedo Junior da Fundação Paula Souza, formado em Gestão de Qualidade pela FGV Rio de Janeiro RJ.

sexta-feira, 7 de agosto de 2009

DISJUNTOR




Os disjuntores têm o mesmo papel dos fusiveis. Ele é um sistema de segurança de um circuito elétrico, contra sobrecargas elétricas ou curtos-circuitos, que tem a função de cortar a passagem de corrente elétrica no circuito, caso a intensidade da corrente ultrapassar a intensidade limite que, normalmente, vem especificada nos próprios disjuntores. Uma boa característica dos disjuntores, é que, além de proteger a corrente, ele também serve como dispositivo de manobra.
Para reativar o disjuntor, basta que ligue a chave (dispositivo de manobra) novamente, enquanto que nos fusíveis queimados precisamos trocá-los por novos, podendo até tomar choque, quanto que isto não ocorre quando religamos o disjuntor.
Existem vários tipos de disjuntores, o mais conhecido é o termomagnético que possui três funções:
*manobra: abertura e fechamento do circuito;
*proteção contra sobrecargas: quando a corrente elétrica acima do previsto para o disjuntor permanece por um determinado período, ativa um dispositivo do disjuntor que é sensível ao calor e provoca a abertura dele.
*proteção contra curto-circuito: que através de um dispositivo magnético desativa o disjuntor, quando ocorre um aumento instantâneo da corrente elétrica.
Disjuntor visto em corte.Este disjuntor é muito utilizado em casas, pois quando ocorre uma sobrecarga ou um curto-circuito ele desliga, fazendo assim com que não ocorram danos nos eletrodomésticos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário